Elementos Construtivos


Paredes

Normalmente desenhadas em linha dupla, com 15cm de espessura, podendo variar de acordo com o projeto arquitetônico ou necessidade e material a construir. Alguns profissionais utilizam maiores detalhes representando a linha de estrutura e linha de reboco.
Já em escalas menores que originem desenhos pequenos, torna-se impraticável desenhar as paredes utilizando linha dupla, adotar as paredes cheias é uma boa solução.

Portas

Desenhadas representando as folhas da esquadria, procurando sempre especificar o movimento de abertura e espaço ocupado ao abrir.

Janelas

Desenhadas representando a abertura ou as folhas das esquadrias, dependendo do detalhamento a que se quer chegar.

Pisos

Normalmente desenhado em quadriculados de 30x30cm ou 50x50cm, e distintos em apenas dois tipos: comuns ou impermeáveis, os pisos devem ser representados apenas em áreas que comportam equipamentos hidráulicos. As dimensões das linhas que representam o piso não estabelecem compromisso com as medidas das peças cerâmicas a ser adotada na execução do mesmo.

Hidraulicos

Independente da altura devem ser seccionados pelo plano que define a planta baixa. Como uma maneira de informar quais equipamentos hidráulicos compõem o espaço.

Projeções

Na Planta Baixa deve-se indicar elementos de importância, mas situados acima do plano de corte, ou abaixo. Neste caso, deve-se sempre representar o contorno do elemento, através do emprego de linhas tracejadas curtas, de espessura fina.
Conforme norma, deve-se usar linhas traço-ponto-ponto para representar elementos que ficam acima do plano de corte, enquanto as linhas tracejadas são destinadas apenas à representação de elementos ocultos além do plano de corte. Porém, aceita-se o uso de linhas tracejadas em ambos os casos.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar