2ª vista - NÃO EXISTE OCLUSÃO em uma cena com iluminação corretamente ajustada... notem!

3° modo - a expansão de luz natural compondo a cena (um espetáculo da natureza)

4° modo - GI (Global Illumination - indirect light) notem como há uma fuga de luz que parte da profundidade ao obturador.
* GI da estante na esquadria (mancha de luz ocasionada pela incidência de luz em um tom quente)
*De outro lado o quadro em tom neutro também é responsável pelo rebatimento de luz na esquadria...
* Rebatimento de GI também no gesso, paredes e piso neutro... como o mobiliário tem cor quente... o ambiente ganha um aspecto especial de mescla dessas cores... inclusive o VERDE predominante no paisagismo externo.

P.S - Dificilmente você consegue 100% de BRANCO através de luz natural...não cometam este erro... deixem o GI - O software é programado para gerir uma situação real...

* Luz direcional - a cena é clara em relação a direcionalidade de luz de acordo com o que propõe o ambiente. Spots para garantir um centro de atenções na estante (camuflando um ar-condicionado) - Um palfon estilizado de forma quadrada com detalhes em inox e vidro... para direcionar uma luz direta no mobiliário principal, para leitura, direcionamento de atenção em conversas e momentos cujo ambiente estiver com sua lotação máxima.

*Spots para acionar a direção das atenções ao quadro minimalista CUBISTA - com uma angulação de 225° Azimute - não ocasionando indisposição quando acionado em pessoas utilizando o mobiliário.

#Spots ao centro para direcionar um mobiliário de bloqueio (mesa de centro)

São pequenas coisas que você passa a notar (visão MATRIX) que faz de você um expert em criar cenas VIRTUAIS com legado real... isso é legal passar para seu cliente mesmo ele sendo o criador do projeto...no caso dos colegas terceirizados.

Enfim... espero ter ajudado.

Luz indireta (abobada celeste) uns 2.0
GI para cada mobiliário - cerca de 0.7
Abertura da câmera - 10
Brilho - 300 ISO
Speed - 100
Omni - DIRECT LIGHT + GI - 0,001 - inverse (tonalidade azul FLUORESCENTE)

Motores - Irradiance Map - -2 - 1
Light Cache - 3000

Adaptive Subdivision

Color Map - Hvs Exponential

Frame Buffer - sRGB ativo - image aspect 1,25 - Pixel aspect 1,2

Estante - Madeira lisa DIFUSE
Reflexo - Fresnel HL - 0,85 - GH - 0,879 (max) sub 12
Reflexo SU - fresnel HL 0,95 - GH 0,897 subdivision 16 ou 24

Spot luminária e aparato da mesa de centro - Emissive 1.0 (omni inside) inverse square LUMENS 0,05 - cor quente amarelado incandescente.

Bump mínimo para tecido no sofá
Opacidade
Reflexo opaco via FRESNEL HL 0,517 - GH 0,419 subdivision 32 (alto mesmo) SU - max 12.

Espero que sirva de lição!!!

Angello Marques

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